Dor de garganta

Será dor de garganta?

A dor de garganta refere-se à dor, comichão ou irritação presente na garganta. No entanto, outros sintomas podem ocorrer: dificuldade em engolir alimentos e saliva, garganta seca, gânglios inchados no pescoço, manchas brancas nas amígdalas ou rouquidão.

Afinal quais são as inflamações da garganta?

Existem muitas formas de infeções da garganta, as mais comuns são as faringites. A faringite é caracterizada pela inflamação na faringe, maioritariamente causada pelos vírus que originam a gripe ou constipação.

E a rouquidão? É sinal de inflamação?

A rouquidão deve-se, na maioria dos casos, à inflamação e edema da laringe relacionados com uma causa específica, como uso excessivo da voz, infeção do trato respiratório superior ou irritação do mesmo.

A dor de garganta pode ser tratada em casa?

A maioria dos casos de dor de garganta podem ser tratados pelo doente, desde que não apresente sinais de complicações, como febre e dificuldade em respirar. O tratamento baseia-se no alívio dos sintomas (por exemplo, dor local, inflamação) e da remoção das causas de origem não infeciosa (por exemplo, fumar).

Tenho dor de garganta, devo ir ao médico?

A ida ao médico é aconselhada quando estamos perante as seguintes situações:

Ajudas para o alívio dos sintomas da dor de garganta

Algumas medidas simples poderão ser úteis no alívio dos sintomas:

siga-nos nas redes sociais

Deve ler cuidadosamente todas as informações constantes da embalagem do medicamento e do seu folheto informativo e, em caso de dúvida ou de persistência dos sintomas, deve consultar o seu médico ou farmacêutico. Consulte o folheto informativo aqui: Mebocaína® Anti-Inflam e Mebocaína® forte